Crianças
enlutadas
Crianças expressam suas emoções e sentimentos através do brincar e é assim também em relação a suas perdas e lutos.
Em meu trabalho com crianças enlutadas tenho como objetivos: ajudá-las a entender o que aconteceu, a manifestarem seus sentimentos e favorecer o encontro de recursos de enfrentamento para lidarem com a situação de perda.
Cada criança terá um processo único, no qual deve ser respeitado sua idade, seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
Esse trabalho com crianças enlutadas pode se dar de diferentes formas, sendo a mais comum a Psicoterapia infantil individual.
Psicoterapia Individual
A psicoterapia individual tem como objetivo entender o sofrimento emocional, buscando recursos de enfrentamento e conhecimento de potencialidades.
Essa modalidade pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos e idosos, respeitando os desenvolvimentos cognitivos e afetivos de cada uma dessas faixas etárias.
Supervisão
A supervisão para psicólogos tem como finalidade auxiliar o profissional a refletir sobre sua prática, a superar os desafios do trabalho por meio de discussões de casos clínicos, exploração de novas hipóteses dos casos (através de um novo olhar) e acompanhamento do desempenho no setting terapêutico.
Psicoterapia
Infantil
A Psicoterapia Infantil é o acompanhamento psicológico realizado através do brincar.
É no processo de Psicoterapia que a criança encontrará um espaço potencial para a expressão das vivencias e sentimentos causadores dos sintomas.
A ludoterapia é realizada como técnica facilitadora de manifestação das fantasias e sentimentos dos pequenos.
É através do brincar com a psicoterapeuta que a criança encontrará recursos de enfrentamento e superação dos problemas emocionais e comportamentais.
Orientação de pais
A Orientação de pais, através de uma abordagem psicoterapêutica e psicoeducativa, tem por objetivo acolher as dúvidas e sentimentos dos pais em relação aos filhos e ao desenvolvimento infantil.
O trabalho é realizado para que os pais se tornem mais conscientes de suas próprias emoções acerca desse processo, mais seguros e assertivos na relação parental, para que reconheçam suas potências e se tornem figuras de segurança para seus filhos.
Pode-se realizar orientações com enfoque em situações de perdas e luto, favorecendo a comunicação entre pais e criança, buscando aproximá-los do entendimento infantil sobre a morte e outras situações de rompimento.
Adultos
enlutados
O processo de luto desencadeado por perdas e mortes são um momento de ruptura, de rompimento, que trazem consigo dor e sofrimento.
Muitas pessoas sentem-se perdidas, sobrecarregadas com suas emoções e com as demandas do cotidiano, sem recursos para lidar com a vida a partir desse ponto. Sendo assim, um auxílio de uma psicóloga pode contribuir para o enfrentamento desse processo.
Avaliação psicodiagnóstica
A avaliação psicodiagnóstica, é um procedimento realizado com o objetivo de conhecer dados significativos da área afetiva e social de uma criança ou adolescente para se traçar estratégias e possibilidades de tratamento.
Pode também ser realizada na forma de uma avaliação multidisciplinar, onde outras áreas de desenvolvimento, como fala, linguagem, aprendizagem, são avaliadas, favorecendo uma visão mais ampla desse indivíduo.